Saúde Integrativa
A saúde integrativa é uma abordagem sistêmica da medicina, não focando apenas no problema ao qual o indivíduo busca uma solução, mas analisando como um todo aquele indivíduo.
A saúde integrativa reúne diversos recursos terapêuticos para proporcionar saúde e bem-estar às pessoas que estão enfermas ou interessadas em prevenir doenças. Sendo, também, um recurso poderoso para quem deseja participar ativamente dos cuidados com a própria saúde. Pois na consulta o indivíduo tem a oportunidade de questionar e descobrir quais terapias são mais eficazes e seguras. Para, então, ser capaz de escolher a melhor opção com relação aos cuidados de saúde.
A saúde Integrativa valoriza os avanços da medicina moderna, mas ao mesmo tempo, respeita a longa história da medicina tradicional, complementar e dos sistemas médicos orientais. Une o que há de melhor em ambas as medicinas sempre com base em evidências científicas.
A Saúde Integrativa representa um novo modelo de cuidado da virada do século XX para o XXI, centrado na pessoa compreendida em sua multidimensionalidade, de caráter transdisciplinar, baseada na combinação da Medicina Convencional com as Medicinas Tradicionais e Complementares e baseada em evidências científicas. Essas abordagens têm como finalidade oferecer maior variedade de opções de tratamento farmacológico e não-farmacológico, de diversos sistemas médicos complexos, de forma multimodal, e mudanças no estilo de vida, voltadas à promoção da saúde, ao cuidado integral de condições patológicas e à recuperação da saúde