Hidrocolonterapia
A hidrocolonterapia é um procedimento que consiste na lavagem intestinal com água, com o objetivo de eliminar fezes acumuladas e desintoxicar o corpo.
O procedimento é realizado com um equipamento que introduz uma mangueira pelo ânus, que libera água morna, filtrada e purificada no intestino. O líquido circula no intestino, removendo as fezes e toxinas.
Ainda que se trate de uma técnica de medicina holística, assim como o Reiki, Terapia Floral, Apometria, Fitoterapia, Cromoterapia, Aromaterapia, Acupuntura, dentre outros, a Hidrocolonterapia é um tratamento médico, por isso deve ser realizada apenas por profissionais da área da saúde, como, por exemplo, um médico ou enfermeiro.
Indicações da Hidrocolonterapia
O procedimento de Hidrocolonterapia é indicado para pacientes com prisão de ventre, sintomas de inchaço da barriga e demais condições associadas ao excesso de toxinas presentes no intestino.
Contra indicações da Hidrocolonterapia
Assim como qualquer outro tratamento médico, a Hidrocolonterapia também possui contra indicações, como os pacientes que apresentam os seguintes quadros:
- Doença de Crohn;
- Pressão alta descontrolada;
- Hemorroidas;
- Anemia severa;
- Hérnias abdominais;
- Insuficiência renal;
- Doenças do fígado.
- Sangramento intestinal.
Além dos pacientes listados, o tratamento também é desaconselhado para gestantes, com exceções quando se trata da orientação e recomendação do obstetra.
Os benefícios da Hidrocolonterapia
Ainda que a Hidrocolonterapia seja indicada para o tratamento de condições específicas, existem alguns benefícios que são comuns a todos os pacientes, como os seguintes:
- Remoção das toxinas, irritantes e alérgenos presentes no intestino;
- Repara o epitélio e a permeabilidade intestinal;
- Promove o reequilíbrio da microbiota;
- Hidrata o intestino;
- Restaura a motilidade intestinal;
- Restabelece o equilíbrio entre a saúde intestinal e os demais órgãos.
Se valendo de todos os benefícios listados acima, é comum que os pacientes também apresentem um quadro de melhora e recuperação da saúde física e emocional em diversos aspectos.
Hidrocolonterapia X Enema
A Hidrocolonterapia se difere do Enema, pois se trata de uma limpeza intestinal completa, desde o reto até o apêndice, com auxílio de um equipamento especial, enquanto o Enema consiste em um detox hepático.
Como é realizada a Hidrocolonterapia?
Utilizando um aparelho específico e água morna, previamente filtrada e purificada, sem a presença de fármacos, o processo de Hidrocolonterapia é realizado conforme os seguintes passos:
- Um lubrificante a base de água é colocado no equipamento e também no ânus do paciente;
- Um tubo fino é inserido no ânus do paciente para a passagem de água;
- Quando o paciente sente um aumento da pressão ou um leve desconforto, o fluxo de água é interrompido;
- É realizada uma massagem abdominal para auxiliar na eliminação de fezes;
- A remoção dos líquidos e das fezes é realizada através de outro tubo;
- Um novo fluxo de água é iniciado e todos os procedimentos são repetidos.
Uma sessão de Hidrocolonterapia dura em média 30 minutos e o procedimento é realizado até que a água saia limpa, sem a presença de fezes.
Agora que você possui informações relevantes e importantes sobre a Hidrocolonterapia, agende a sua avaliação e sessão na Clínica Cador, uma referência quando se trata de ozonioterapia e demais terapias integrativas e complementares.
Além da hidroterapia do cólon, a Clínica Cador também conta com Meta hanter, Biorressonância quântica, Fisioterapia, Soroterapia, Detox com hidrovitalis, Terapia neural, Hidrogênio molecular, sempre realizadas em conjunto com a terapia com ozônio.